Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato reúne 250 pessoas no
16º Seminário de Saúde e Segurança
(prefeito Almeida participa)

Nosso Sindicato realizou sábado (19), o 16º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador. Cipeiros, técnicos, engenheiros de segurança e estudantes de cursos técnicos estiveram presentes. Durante o evento, lançamos a Campanha de Saúde Auditiva com apoio dos Químicos, Servidores Municipais, Condutores, Secretaria da Saúde e Cerest/Cemeg. O prefeito Sebastião Almeida participou da abertura do Seminário.

O presidente José Pereira dos Santos diz: “A realização do 16º Seminário reafirma o nosso compromisso por mais saúde e contra os acidentes de trabalho”.

O prefeito contou histórias do tempo de metalúrgico. Para ele, “saúde e segurança são fundamentais para se construir um País desenvolvido”. Os participantes do Seminário receberam certificado.

Todo o Seminário foi conduzido pelo diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que coordena o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato. Nildo e o diretor Augusto Valdomiro Knupp foram eleitos recentemente para a diretoria do Conselho Municipal de Saúde.

Palestras - Após a abertura, foram realizadas duas palestras. A primeira, com o engenheiro Marcelo Leme (Cerest), que abordou “Programa de Fiscalização de Riscos e Agravos à Saúde do Trabalhador na Indústria Metalúrgica (multas, embargos, interdições e incentivos fiscais)”. A segunda foi com José Antonio da Silva (consultor do Grupo QualiPrev/Sintesp), que abordou “As ferramentas de apoio à atuação pró-ativa da Segurança do Trabalho/Cipa na prevenção dos riscos ambientais/acidentes do trabalho”.

Campanha - Centenas de pessoas passaram pela barraca instalada no calçadão da rua D. Pedro, na Campanha de Saúde Auditiva. Elas receberam cartilhas e panfletos sobre a prevenção de doenças.

Assista - Vídeo com o prefeito Sebastião Almeida.


Depoimentos

Nivaldo Gomes da Silva, almoxarife na Projinox (Parque São Miguel), participou do Seminário e fez elogios: “Na verdade faltam cipeiros com experiência em muitas fábricas. Além do mais, muitos cursos para formação de cipeiros oferecidos para as empresas não têm a mesma qualidade de informação e orientação como é feito aqui no Sindicato. Participei dos cursos, vim ao seminário e cada vez aprendo mais”.
 
Anderson Alves dos Santos, soldador na Modine (Bonsucesso), afirma: “Não adianta o Sindicato se preocupar tanto com a saúde e a segurança dos trabalhadores se não houver maior conscientização dos próprios trabalhadores. A segurança depende de todos nós e não apenas dos cipeiros, técnicos e engenheiros de segurança. Com conscientização, tenho certeza que o número de funcionários vítimas de acidentes vai diminuir bastante”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email