Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Trabalhadores da Metalúrgica Rodrigues
continuam parados


Os 50 funcionários da Metalúrgica Rodrigues (Itapegica) continuam parados. Eles cruzaram os braços às 7 horas de terça-feira (8), cobrando o atendimento de várias reivindicações. Apesar das negociações terem avançado, eles decidiram manter o movimento em assembleia realizada nesta quarta-feira (9) pela manhã, aguardando uma definição da empresa sobre a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), principal item da pauta. A mobilização está sendo conduzida pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião) e Augusto Valdomiro Knupp.

O diretor Zóião explica: “Primeiro a Metalúrgica Rodrigues não queria pagar a PLR aos seus trabalhadores. Nesta quarta-feira, veio com uma proposta que é menor ao que foi pago em 2010. Os companheiros não aceitaram e decidiram continuar em greve. Ainda nesta quarta, pode ser negociado um novo valor. Se a proposta não aumentar, a paralisação continua”.

A direção da fábrica já se comprometeu em cumprir alguns dos itens da pauta de reivindicação protocolada na empresa. Nosso diretor Knupp diz: “A empresa se comprometeu com o fim do assédio moral por parte da diretoria e gerentes; fornecimento gratuito de uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI); melhoria nas condições de higiene no local de trabalho e nos sanitários; e também aceitar os atestados médicos e odontológicos entregues pelos trabalhadores”.

Aprovadas – Os diretores Daniel Hermínio Estevan e Lúcia Ottone de Amorim realizaram assembleias de PLR referente a 2012 em três fábricas. Em todas as propostas foram aprovadas, e com aumento em relação ao ano passado. Na Dubuit (Parque Harami), o benefício subiu 16,6% para os 60 funcionários. Pagamento em julho deste ano e janeiro de 2013.

Na PW (Jardim Fazenda Rincão), os 80 funcionários terão PLR 11% maior. Pagamento sai em junho, com apuração de metas. Já na T.H.T. (Jardim Campestre), subiu 10% e os cerca de 20 companheiros também vão receber em junho.

Os 18 funcionários da Conaço (Cidade Satélite, Cumbica) e os cerca de 60 da Hecar (Jardim Otawa) aprovaram as propostas de Participação nos Lucros negociadas pelo Sindicato. Na Conaço, o benefício – referente a 2011 - será 10% maior que em 2010, com pagamento em maio e julho. A assembleia foi conduzida pelos diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Eronides Rafael Galdino (Lula).

Mas a negociação não foi fácil. Pepe explica: “A empresa não queria negociar com o Sindicato, e muitos menos apresentar uma proposta. Por esse motivo, a fábrica parou por duas horas na manhã desta segunda-feira (7). A pressão deu resultado: a diretoria voltou atrás e ofereceu benefício superior ao de 2010. Os companheiros estão de parabéns!”

Já na Hecar, a PLR de 2012 também é maior que a anterior, e o pagamento será feito em agosto deste ano e março de 2013. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) conduziu a assembleia.

Foto: Claudio Omena

Companheiros da Metalúrgica Rodrigues decidiram, em assembleia, continuar a paralisação

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email