Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 03/05/2024 - sexta-feira

No artigo semanal, Cabeça
faz reflexões sobre o 1º de Maio

Passamos por mais uma comemoração do 1º de Maio, data importantíssima para relembrar as lutas e conquistas da classe trabalhadora. 

Mais ainda a se comemorar é a manutenção da democracia, depois de derrotar os golpistas, e estar no poder do País um governo com sensibilidade social, aberto às demandas populares. 

E há outros reais motivos para otimismo e celebração. “A economia do País cresce, o PIB aumenta, a massa salarial ganha um pouco mais de poder de compra, os juros caem, os empregos formais voltam e a informalidade entra em rota descendente”, escreveu nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), em seu artigo publicado no jornal Guarulhos Hoje, quinta (2).

A volta dos reajustes reais do salário mínimo, desde a posse de Lula, também é um dos avanços para o trabalhador. Beneficia 50 milhões de brasileiros. 

Cabeça afirma que a valorização do piso também é uma conquista do sindicalismo. “Esse é o primeiro item da Pauta Unificada que as entidades sindicais aprovaram na Conclat 2022”.

Nosso presidente explica que, apesar do clima de comemoração, há muitas lutas a serem travadas e cobranças a serem feitas. Ele destaca: A classe trabalhadora reivindica redução do imposto de renda sobre os salários. Outro item da nossa pauta é a redução da jornada de trabalho pra 40 horas semanais”.

Cabeça recorda no texto a origem do 1º de Maio, em memória aos operários massacrados em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, ao reivindicarem jornada de trabalho de 8 horas. 

Ao finalizar, nosso presidente menciona o aniversário de 61 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e reforça o compromisso de manter a entidade fiel aos ideais de seus fundadores, perseguidos durante a ditadura militar. 




Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email