|
Segurança que
nos interessa |
Segurança jurídica é uma expressão que caiu no gosto da imprensa e de muitos políticos. Diz a mídia que o empresariado passou a apoiar o impeachment de Dilma devido ao excesso de intervenção da presidente na economia e no mercado.
Considero natural que o capital busque se proteger. É compreensível que os investidores procurem colocar seu dinheiro em países estáveis, onde as regras do mercado não sofram abalos - se é que tal país existe.
O mesmo empresariado que quer derrubar Dilma apoia o documento “Uma ponte para o futuro”, que sinaliza qual seria o perfil de um eventual governo Temer. Ora, eles apoiam esse documento por várias razões, mas principalmente porque ele promete mexer na legislação trabalhista e alterar garantias legais da relação capital-trabalho.
A contradição que não quer calar é esta: o empresariado quer segurança jurídica só para seus negócios? Explico: ao querer mudar as relações capital-trabalho, trocando o legislado pelo negociado, quem cai na insegurança jurídica é o trabalhador. Segundo essa lógica, os negócios devem ser regrados por normas estáveis. Já os interesses dos trabalhadores ficariam sujeitos a uma vaga negociação entre as partes. Isso é justo?
Sábado, dia 30, nosso Sindicato comemorou 53 anos. A cerimônia, na sede, realizada dia 29, contou com uma mesa ampla e eclética. Estavam presentes o sindicalismo, o poder político e também a representação do capital. Fizemos assim por entender que não se constrói nada de sólido se não for pela soma de esforços e experiências, buscando o interesse coletivo.
Não estou aqui querendo posar de paradigma. Apenas reforço posição da nossa diretoria, que valoriza o diálogo e respeita as diferenças de opinião. No evento, reafirmei nosso compromisso com a democracia e deixei claro que as leis trabalhistas não formam castas privilegiadas. Elas, na verdade, definem um padrão de proteção legal e até humanitário.
Manifesto, novamente, neste espaço, minha preocupação com a ofensiva patronal conservadora, que visa desregulamentar direitos de trabalhadores da ativa e de aposentados. A elite brasileira insiste em impor um projeto atrasado e antissocial, que, inclusive, contraria os princípios da Constituição-cidadã. Deixo claro que, da mesma forma que combatemos a terceirização selvagem, combateremos ataques a direitos e conquistas.
O Brasil precisa de reformas, mas elas devem ser no sentido do avanço. Jamais do retrocesso. José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 4 de maio. |
Leia o Blog do presidente Pereira | | Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com |
|
Ações, encontros e homenagens marcam os 53 anos do Sindicato
Comemoração lotou nossa sede dia 29
|
Pereira, diretores e associados homenageados na comemoração dos 53 anos |
O auditório presidente João Goulart ficou lotado na noite de sexta (29) na cerimônia comemorativa dos 53 anos do Sindicato. Dezenas de sócios mais antigos foram homenageados com troféu e camiseta alusivos ao aniversário. Também na sexta pela manhã, aconteceu o 21º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador; à tarde, no Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem, houve o encerramento do Encontro Nacional dos Trabalhadores da Gerdau; e, no sábado (30), aconteceu o Encontro Setorial mobilizando companheiros atendidos pelo nosso Setor E.
Na comemoração pelos 53 anos do Sindicato, o presidente Pereira agradeceu aos sócios e familiares presentes e manifestou gratidão às gerações metalúrgicas. Ele abordou a crise nacional, mas preferiu fazer um discurso positivo. “Só o povo brasileiro pode tirar o País da crise. Aquele Congresso, como vimos na sessão da Câmara dia 17 de abril, não tem condições de ajudar a Nação. Temos de ir às ruas defender direitos e as conquistas que só a democracia possibilita”, enfatizou.
Seminário de Saúde reuniu 230 pessoas |
Seminário - O 21º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador reuniu 230 pessoas em nosso auditório. Eram cipeiros, médicos e engenheiros do Trabalho, técnicos em Segurança no Trabalho, metalúrgicos, servidores, estudantes e sindicalistas. O evento marcou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril.
Trabalhadores da Gerdau em Vargem | Gerdau - Sindicalistas de vários Estados participaram dias 28 e 29 do Encontro da Rede Nacional dos Trabalhadores da Gerdau. O evento definiu diretrizes para o Encontro Mundial, no Uruguai, em maio. Nosso diretor Pedro Pereira da Silva (Zóião) aponta: “Existe prática antissindical em quase todas as plantas. Outro problema é a segurança do trabalhador”. Clique aqui e vejas todas as fotos dos eventos.
|
Pereira recebe título de Cidadão Goianiense |
Pereira, diretores e vereadores |
O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, foi homenageado segunda (2) pela Câmara Municipal de Goiânia (GO). O Título de Cidadania Goianiense foi concedido por iniciativa do vereador Felizberto Tavares (PR). A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Pereira agradeceu a homenagem: “É uma honra imensa receber esta outorga em uma cidade como Goiânia. Agradeço de coração a iniciativa, que valoriza o trabalho que procuramos realizar no Sindicato e na Força Sindical”.
Apoio - Além da esposa Vera e da filha Tatiane Santos, Pereira esteve acompanhado de diretores do Sindicato. Entre eles, o vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), o secretário-geral Célio Ferreira Malta e os diretores Alex Lima, José Barros da Silva Neto e Josete Machado Filho (Pepe).
|
Sindicato homenageará mães com Chá da Tarde |
Nosso Sindicato comemora o Dia das Mães nesta sexta (6), com um Chá da Tarde. A homenagem ocorre a partir das 15 horas, no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, 5º andar, Centro). O evento é aberto a todas as mães metalúrgicas.
O Chá da Tarde é uma realização do Departamento Feminino do Sindicato, formado pelas diretoras Roseli Lima, Lúcia Ottone de Amorim e Sonia Regina Dombski, além das assessoras Sílvia Julião e Sandra Santos.
Roseli informa: “Vamos prestar uma homenagem a todas as mulheres que se desdobram para cuidar dos filhos, da casa e das atividades profissionais”.
Serão sorteados brindes.
|
Sindicalistas da Bélgica e México visitam sede e Meu Futuro |
Selma, Roseli, Patrícia Sosa e Silvia
| Na quarta (4), nosso Sindicato recebeu a visita de Rohnny Champagne, Johnny Frans e Nico Nyckaert, todos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos da Bélgica.
Eles foram recebidos por nosso presidente José Pereira dos Santos e outros diretores e também visitaram o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro.
No Instituto,
Rohnny comentou: “É um grande trabalho social desenvolvido pelo Sindicato, que merece todos os elogios”.
Nosso presidente destaca: “O Sindicato da Bélgica é um parceiro importante para a manutenção do Instituto. Sempre que eles vêm ao Brasil, visitam o Meu Futuro”.
México - Nosso diretor Evandro Pereira recebeu na sede a vice-presidente Regional do Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho), Selma Rossana Silva; e a diretora do Sindicato da Indústria de Transformadores da Baixa Califórnia (México), Patrícia Sosa. Elas conheceram todas as instalações e departamentos que funcionam na sede.
|
Voz do Trabalhador fala sobre encontro da Gerdau |
Zóião, Júlio e Rodolfo no estúdio |
O programa Voz do Trabalhador de sábado (7), com reprise domingo (8) pela TV estaque, vai abordar o Encontro Nacional dos Trabalhadores da Gerdau, realizado dias 28 a 29 de abril no Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem.
Serão entrevistados o diretor Pedro Pereira da Silva (Zóião) e o economista Rodoldo Viana, da subseção do Dieese no Sindicato. Será exibida, também, mensagem do presidente José Pereira dos Santos no quadro “Fala Pereira”.
Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (7) e domingo (8), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.
|
Dia 14 de maio começa o 12º Campeonato de Futsal |
Cerca de 400 metalúrgicos vão participar |
O Departamento de Esportes do Sindicato confirmou para o dia 14 de maio o início do 12º Campeonato de Futsal. Participam da competição 21 equipes. Elas reúnem cerca de 400 metalúrgicos, entre atletas e comissão técnica. Todos são sócios do Sindicato. As partidas serão no ginásio poliesportivo do Sindicato, no Clube de Campo (Parque Primavera). Entrada grátis para os torcedores. Tabela - O regulamento e a tabela da competição serão divulgados até o dia 6 de maio. Entenda como será a competição aqui. |