|
Sindicalismo
e meio ambiente |
Domingo último, 5 de junho, marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é mais lembrada pelos ecologistas. Mas deveria ser lembrada e comemorada por todos. Afinal, a natureza não é algo externo ao ser humano. Nós somos parte da natureza, integramos um ecossistema e temos responsabilidade pela sua conservação. Nosso Sindicato tem essa compreensão. Mais que isso: tem compromisso com a causa ambiental, a começar pelo saneamento básico. Saneamento é indispensável à qualidade de vida e sem ele crescem as doenças, principalmente as que afligem as crianças. A falta de condições sanitárias está na raiz da mortalidade infantil. A consciência ecológica vem crescendo e os ambientalistas já formam um importante grupo de pressão. Isso é bom, mas não basta. A meu ver, essa luta tem de ter foco, para que a conservação ambiental, a preservação dos ecossistemas, a pureza dos mananciais e a qualidade do ar beneficiem principalmente os povos mais carentes. Afinal, quem mora em local degradado e nas beiras de rios poluídos é a gente mais pobre. Não acho que se deva politizar tudo, mas o enfrentamento da questão ambiental tem um corte classista. A devastação ambiental prejudica a todos. Porém, é evidente que os mais abastados têm mais meios de se proteger, morando em locais preservados, com ar mais limpo, áreas verdes e sem tanta contaminação. A defesa do meio ambiente estimula discursos. Mas exige prática. Nosso Sindicato mantém quatro alqueires de Mata Atlântica no Clube de Campo. No local, preservamos nascentes e também cuidamos para que se mantenha limpa a água do córrego que corta o Clube. Também atuamos nas fábricas e somos pioneiros em estimular que Cipas e Sipats incorporem em seus programas a preservação de mananciais, a conservação de espécies, o reaproveitamento de sucata e enxerguem o local de trabalho como um elo do ecossistema. Vale registrar que, no segundo turno da eleição municipal de 2008, entregamos carta ao então candidato Almeida, na qual ele se comprometeu a tratar os esgotos; Guarulhos não tinha esgoto tratado. Portanto, os poucos avanços de lá para cá se devem principalmente a uma iniciativa metalúrgica. Por todas essas ações em prol do meio ambiente, o Sindicato já recebeu diversas vezes o Selo Ambiental da Câmara Municipal. E, certamente, receberá outras distinções futuras, pois, no sindicalismo-cidadão praticado pela entidade a defesa do meio ambiente é prioridade. Defender a natureza é, acima de tudo, mostrar amor pela vida. José Pereira dos Santos
Presidente licenciado
do Sindicato dos Metalúrgicos
de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 8 de junho. |
Seis jogos agitam campeonato de futsal |
Duas partidas no sábado (11) e quatro no domingo (12) marcam a quinta rodada do o 12º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos. Os jogos são no ginásio poliesportivo do Sindicato, no Clube de Campo (Parque Primavera). Jogos - Sábado: Projinox x Permetal (9 horas); e NTN x Marília (10 horas). Domingo: Raft x Cip (9 horas); Sil x Chassix (10 horas); Tecfil CD x Steel Rol (11 horas); e Reydel (Visteon) x U-Shin (meio-dia). A entrada é grátis. Tabela - Clique aqui e veja a tabela completa da competição.
|
Leia o Blog do presidente Pereira | | Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com |
|
Vá com a família à Festa Junina
no Clube de Campo
Sábado (11), a partir das 16 horas. Entrada grátis |
Centenas de pessoas se divertiram com atrações na festa de 2015 |
Está tudo preparado para o arraiá do Sindicato, neste sábado (11) em nosso Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera). A grande Festa Junina vai começar às 16 horas. A entrada é gratuita. Nosso presidente em exercício Josinaldo José de Barros (Cabeça) afirma: “O público vai encontrar tudo o que se espera de uma festividade típica. Nossa festa vai ter barracas de comidas e bebidas tradicionais; atrações musicais; pau de sebo e a indispensável queima de fogos. Quem for não vai se arrepender”. Barracas - Paróquias vão oferecer comidas e bebidas típicas. A Nossa Senhora de Fátima (Tranquilidade) vai ficar com duas barracas, que vão servir pastel, coxinha, vinho quente, quentão, caldos e lanche de pernil. A barraca do pensionato Stela Maris (Tranquilidade) servirá curau, milho e canjica. Já a paróquia São João Batista (Jardim Adriana) terá cachorro quente e tapioca. Bingo - Estará a cargo do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, que cuidará também dos doces. Toda a arrecadação irá para a manutenção da entidade, presta assistência a crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região. O Grupo de Apoio Psicoprofissional a desempregados terá barraca de pescaria. Doação - Cabeça lembra: “A entrada é grátis. Porém, pedimos a doação de um quilo de alimento não-perecível ou agasalho em bom estado. O que for arrecadado irá para o Meu Futuro”. Atrações - A Festa Junina deste ano vai homenagear Inezita Barroso e terá shows de Diego Paredão, trio de forró Estação Lunar, Mamonas Assassinas Cover e a dupla sertaneja Gilberto & Gilmar.
|
Arujá faz 164 anos e Sindicato se fortalece na cidade
|
Uma das quatro cidades de nossa base, Arujá completou 164 anos de fundação na quarta (8). A presença do Sindicato na cidade é forte. Nossa subsede é ativa e funciona há 19 anos. Lá tem academia, aulas de música, atendimento odontológico, além de outros serviços como homologação, sindicalização e pré-reserva da Colônia de Férias.
O responsável pela subsede é o diretor Augusto Knupp. Ele acredita que as cerca de 100 metalúrgicas instaladas em Arujá empreguem cinco mil trabalhadores. “A cidade tem crescido e atraído empresas. A chegada do Rodoanel, principalmente por ter alça de acesso a Arujá, é um estímulo à instalação de empresas no município”, diz ele. Atendimento - De segunda a sexta, das 8 às 17h30. O endereço é rua Silmar Montoni, 215, Center Ville, telefone 4655.3596. Tratar com o diretor Knupp.
|
Negociações de PLR são aprovadas em quatro empresas |
Nossos diretores negociaram e os trabalhadores aprovaram a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) em mais quatro fábrica. Cerca de 110 trabalhadores foram beneficiados.
Diretor Zóião na Armico |
Armico (Cumbica) - Pode chegar a R$ 2.000,00 para os cerca de 80 funcionários. Está garantido mínimo de R$ 500,00. O restante, com a apuração de metas, sai em janeiro de 2017. MC Pereira (Vila Galvão) - A PLR sai agora, em junho, e agosto próximo. Nobre Inox (Cumbica) - A Participação de 2015 para os cerca de 30 funcionários vai ser em duas parcelas. A primeira sai em junho e a segunda em agosto. Triki Ícaros (Vila Galvão) - Os quatro trabalhadores vão receber o benefício em julho e setembro.
Trabalhadores lutam por benefício melhor em duas fábricas Na quarta (9), os diretores do Sindicato estiveram na Rossetti (Bonsucesso) e Metalúrgica Reis, para informar os trabalhadores sobre as negociações de PLR. Rossetti - Não quer negociar o benefício este ano e também se nega a equiparar os salários dos trabalhadores que desempenham função semelhante. Foi aprovado prazo até setembro, para a empresa apresentar proposta. A fábrica tem cerca de 200 funcionários. Metalúrgica Reis - Os cerca de 30 funcionários da fábrica pediram ao Sindicato que coordene a negociação da PLR, que já está em andamento junto a uma Comissão de Fábrica. Na terça (14), tem nova rodada com a direção da empresa. |
|
Metalúrgicos protestam contra juros altos |
Nossa delegação na avenida Paulista |
Na terça (7), delegação do Sindicato foi à avenida Paulista protestar contra os juros altos. O ato foi organizado pela Força Sindical e outras Centrais. A manifestação ocorreu em frente ao Banco Central. Os metalúrgicos de Guarulhos foram representados pelo secretário-geral do Sindicato, Célio Malta, os diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Josete Machado Filho (Pepe) e Adriano Alves de Oliveira (Madeira), além de assessores. Célio fez discurso no caminhão de som. “Juros altos reduzem a produção e o consumo, levando muitas empresas dispensar trabalhadores. O trabalhador é a principal vítima dessa política”, afirmou. A taxa de juro (Selic) foi mantida em 14,25% ao ano.
|
Protocolamos pauta na Brasimpar, quarta |
Pepe comanda assembleia na empresa |
O Sindicato foi à empresa na quarta (8), a fim de organizar a luta dos cerca de 60 trabalhadores contra várias irregularidades que precarizam as condições de trabalho. Os diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Lúcia Ottone de Amorim conduziram a assembleia. A Brasimpar atrasou a cesta básica de maio e corre o risco de atrasar a de junho; está sem depositar o FGTS dos companheiros; não recolhe ao INSS a contribuição à Previdência Social; não repassa ao plano de saúde o desconto em folha e o atendimento médico está suspenso. Além disso, há companheiros com duas férias vencidas.
Os trabalhadores também denunciam que o empréstimo consignado é descontado no holerite, mas não vem sendo repassado ao banco. Documento foi protocolado na empresa, dando cinco dias para a solução dos problemas, além de abertura imediata de negociação da PLR.
|
Trabalhadores param contra atrasos na Messastamp | Os cerca de 100 funcionários da Messastamp (Cidade Satélite Cumbica) entraram em greve nesta quinta (9), em protesto contra atrasos no salário e vale-alimentação. Os salários deveriam ter sido depositados dia 5. O vale-alimentação de maio não foi entregue. A ação na fábrica está sendo conduzida pelos diretores Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e José Dilton Braga (Vanuza).
|
Chacina no Paraguai é tema do Voz do Trabalhador |
Leonardo Severo e Júlio Abreu | O jornalista e escritor Leonardo Wexell Severo é o entrevistado do programa deste final de semana, na TV Destaque. Ele fala sobre o lançamento do livro “Curuguaty – carnificina de um golpe”, que aborda confronto entre policiais e camponeses paraguaios.
Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (11) e domingo (12), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.
|