| Brasil perde tempo e posições | Em curtíssimo tempo, o Brasil pode perder cinco mil engenheiros. Nosso setor naval hoje emprega apenas metade dos trabalhadores de antes e essa quantidade pode ser cortada em mais 50%, levando o segmento à completa desestruturação.
A perda na engenharia não se restringe aos cortes nos postos de trabalho. O que já seria grave. Perder engenheiros significa empobrecer o mercado de trabalho e caminhar para a rabeira do desenvolvimento, porque a engenharia é fundamental para o crescimento econômico e autonomia tecnológica de qualquer país.
Alguma coisa de muito grave está acontecendo com a indústria brasileira. E não só quanto aos setores produtivos, que perdem espaço na economia e veem o capital estrangeiro ocupar o seu lugar. Essa crise atinge, também, de forma brutal nossa mão de obra.
A Folha de S.Paulo do dia 27 – página A-16 – traz a seguinte manchete: “Brasileiro ganha menos que trabalhador chinês”. A matéria, extraída do insuspeito Financial Times, informa que “o salário médio pago pela indústria chinesa já supera os valores pagos aos trabalhadores de países como o Brasil”. Ou seja, o que parecia impossível aconteceu: operário chinês já ganha mais que o brasileiro.
Com isso, a China – tão criticada pelos falsos sábios neoliberais – faz o movimento inverso ao do Brasil. Ou seja, desenvolve sua indústria e eleva os salários dos seus trabalhadores. A consequência é elementar: a China quer ampliar e fortalecer seu mercado interno, para que os produtos chineses sejam consumidos cada vez mais pelo próprio povo chinês e pelos seus trabalhadores.
Na mesma Folha de S.Paulo, no mesmo dia 27, artigo assinado dizia: “A principal tarefa do governo neste momento deve ser ajudar a resgatar a força das empresas, para que elas fomentem investimentos e novos negócios. Caso contrário, permaneceremos estagnados, vendo nossa competitividade se distanciar cada vez mais dos países que concorrem conosco”. Quem assina? O presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico, José Ricardo Roriz Coelho.
Para o Brasil crescer, não há dúvidas de que precisamos de reformas. Mas não essas que Temer vem propondo, que cortam direitos trabalhistas e agridem aposentados. O Brasil precisa baixar os juros reais, ampliar o crédito, fazer a reforma tributária, a reforma agrária e a política, controlar a remessa (legal e disfarçada) de lucros, e taxar as grandes fortunas. Sem isso, daqui a pouco seremos ultrapassados também pela Indonésia, Colômbia e outros países que estavam a léguas atrás de nós. José Pereira dos Santos Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região facebook.com/PereiraMetalurgico pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal Guarulhos Hoje, edição de 2 demarçode 2017 |
| Heleno toma posse como titular do Conselho Municipal de Emprego | O diretor em cerimônia de posse do Conselho, realizada no Teatro Adamastor |
Nosso diretor Heleno Benedito da Silva tomou posse, dia 24, como membro titular do Conselho Municipal de Emprego. A cerimônia aconteceu no Teatro Adamastor (Macedo). O Conselho é tripartite, reunindo capital, trabalho e poder público.
A cerimônia de posse contou com a presença do prefeito Guti; da secretária municipal do Trabalho, Telma Cardia; do presidente do nosso Sindicato, José Pereira dos Santos; do vice Josinaldo José de Barros (Cabeça), além de sindicalistas de outras categorias, empresários e representantes do Executivo.
Prestígio - Pereira diz: “A nomeação de Heleno para o Conselho mostra o prestígio que o Sindicato desfruta em Guarulhos. É mais uma porta aberta para lutarmos pela qualidade de vida, emprego e qualificação profissional dos guarulhenses”.
Heleno, que já presidiu o Conselho em 2011, cumprirá mandato de três anos. Ele tem projetos para qualificação profissional e aumento do emprego na cidade. Na posse, apresentou levantamento feito pela subseção do Dieese em nosso Sindicato, apontando segmentos onde a qualificação pode gerar novos postos de trabalho mais rapidamente. Heleno afirma: "Vamos trabalhar firme pra que Guarulhos volte a ter uma indústria forte, gere empregos e distribua melhor a renda".
A presidente do Conselho nesta gestão será a empresária Rosmari Ghellery, do Ciesp/Guarulhos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). | Sindicato agenda visitas da campanha de sindicalização |
Diretora Roseli associa trabalhadoras da Microvip
|
O Sindicato está desenvolvendo campanha de sindicalização na base, que vem crescendo e incorporando novos trabalhadores ao quadro de sócios. Além de dispor de vários serviços, os associados têm opções de convênios e grande estrutura de lazer e recreação. Na quarta (1º), nossos diretores estiveram na Uniflex Embalagens (Vila Nova Bonsucesso). Várias visitas a empresas estão agendadas para os próximos dias. Nesta sexta (3), das 10 às 12 horas, haverá sindicalização na Metaltest (Mairiporã); e das 11 às 13, na Sotherm (Mairiporã). Dia 7 (terça), das 12h30 às 13h30, a visita será na Helzin (Cidade Satélite, Cumbica). Só chamar - Companheiro(a): se você quiser agendar sindicalização em sua fábrica, ligue para o Sindicato (2463.5300) e fale com nossos diretores. Confira nossa extensa rede de convênios no site. Programa de TV reprisa especial sobre ato contra juros altos Programa vai ao ar sexta, às 19 horas
|
O programa Voz do Trabalhador desta sexta (3) será reprisado, com entrevistas e imagens feitas durante ato contra os juros altos realizado dia 22, na avenida Paulista. Antecipando o Carnaval, o “Bloco dos Juros Baixos” reuniu sindicalistas de várias categorias em frente ao Banco Central. Nosso Sindicato foi destaque na manifestação, convocada pela Força Sindical e outras Centrais. O programa também mostrou entrevistas com pessoas ligadas ao Carnaval em Guarulhos. O Voz vai ao ar às 19 horas, pela TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva. |
| Seguem abertas inscrições para curso no Psicoprofissional |
Solange Moncia, coordenadora do projeto
|
Ainda estão abertas as inscrições para o curso de "5s - A base para a Qualidade", que o GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional) vai promover dia 10 de março, das 13h30 às 17 horas. A participação é gratuita, para todas as categorias profissionais.
O curso será ministrado na rua José Triglia, 143, Centro, Guarulhos. Para se inscrever, ligue no Sindicato: 2463.5300.
Mais informações: www.metalurgico.org.br |