Visualização da Newsletter

BOLETIM ELETRÔNICO DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE GUARULHOS E REGIÃO • Nº 348 • 7/12/2017

Um bom exemplo
em Guarulhos

Não é fácil organizar os trabalhadores na base. Além das dificuldades concretas, próprias da vida real dos segmentos mais pobres da população, o trabalhador sofre muitas pressões no ambiente de trabalho.

Também não é fácil unir e mobilizar as direções sindicais. Os dirigentes tendem a concentrar seus esforços nos interesses específicos das suas categorias. Muitos também têm formação política própria e atuam conforme a visão de mundo e a análise que fazem do momento nacional.

Ainda assim, devemos persistir na organização das bases trabalhadoras e na unidade das cúpulas sindicais. A combinação dessas duas iniciativas é que torna o sindicalismo mais representativo, mais forte e com maior poder de ação junto à classe patronal e o poder político.

Este ano, tivemos vários momentos em que esses dois movimentos - com as bases e as direções – caminharam no mesmo sentido. Cito o principal deles, que foi a greve geral em 28 de abril, contra as reformas neoliberais e em defesa dos direitos. Naquela data, houve união das direções e forte mobilização nas bases.

O ano de 2017 foi de acertos e erros para o sindicalismo. Mais acertos. Felizmente, chegamos ao último mês do ano com mais uma ação unitária e de peso. Dia 5, terça, 12 Sindicatos, ligados a cinco Centrais, promoveram manifestação junto à agência da Previdência em Guarulhos para mostrar nossa contrariedade com a reforma proposta por Temer.

Quando se observa com cuidado a grave situação nacional, fica claro que os setores organizados não podem mais se omitir. Cada segmento social deve se manifestar, expor seu ponto de vista e, legitimamente, defender seus interesses. É essa mobilização que criará condições para o debate e o diálogo, que são essenciais na democracia.

Estamos às vésperas de um ano eleitoral decisivo para a Nação. Esperamos que a Constituição seja respeitada, que ocorram eleições limpas e que os setores sociais possam se posicionar. O sindicalismo, embora duramente atacado pelo governo Temer, não se omitirá. Ações com a greve geral do 28 de abril e o recente protesto junto ao INSS mostram nossa força, representatividade e responsabilidade perante os destinos do País.

O sindicalismo de Guarulhos não quer guiar ninguém. Mas penso que reunimos experiência, maturidade e unidade capazes de orientar outros setores da sociedade ou do próprio movimento sindical.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 6 de dezembro


Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Ato fortalece repúdio à reforma
previdenciária de Michel Temer


Nossos diretores, assessores e dirigentes de várias categorias em frente ao INSS

Protesto contra a reforma da Previdência de Temer reuniu mais de 300 dirigentes e ativistas na manhã da terça (5), em frente ao INSS em Guarulhos (Vila Endres). Participaram 12 Sindicatos, de diversas categorias, filiados às Centrais Força, CUT, CSB, UGT e Nova Central.


Pereira reforça combate às maldades

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, avalia: “O ato mostra o sindicalismo unido em defesa dos direitos e no combate às maldades governistas e patronais”.

Compareceram representantes dos Metalúrgicos, Servidores Municipais, Químicos, Papel e Papelão, Comerciários, Vestuário, Sindicargas, Têxteis, Alimentação, Vigilantes, Condutores e Gráficos.

Pedro Zanotti Filho, presidente do Sindicato dos Servidores, critica: “A reforma não atinge deputados, senadores e a cúpula do Judiciário. Temer quer punir quem realmente trabalha”.

METAL

Acordos garantem as Convenções em mais quatro grupos



Diretor Cabeça assina acordo com o Sindratar

Negociações da Campanha Salarial nesta semana, na Federação dos Metalúrgicos, garantiram acordos com mais quatro grupos patronais. Foram fechadas as Convenções Coletivas do Sindifupi (Funilaria e Pintura), Grupo II, representado pelo Sindimaq e Sinaees (aparelhos elétricos e eletrônicos), Sindal e Sindratar.

Com estes grupos, e mais os que foram negociados anteriormente (Fundição, Sindipeças, Simefre, Sinafer, Sicetel, Siescomet e Estamparia) estão garantidos o reajuste e os benefícios de acordos anteriores para praticamente 90% da base metalúrgica.

O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), destaca: "O importante é que em todas as negociações conseguimos renovar as Convenções Coletivas, garantindo direitos para os trabalhadores".

METAL

Sede do Sindicato não funciona no feriado desta sexta


A sede do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos) não abre nesta sexta (8), feriado municipal em comemoração aos 457 anos de fundação de Guarulhos. O atendimento se encerra às 18 horas desta quinta (7) e retorna às 8h30 da próxima segunda (11).


Clube abre na sexta, sábado e domingo

Já as subsedes de Arujá (rua Silmar Montoni, 215, Center Ville) e Mairiporã (rua José Claudino dos Santos, 122, Jardim São Francisco II, Terra Preta) funcionarão normalmente. Atendimento das 8h30 às 17 horas.

Clube - Nosso Clube de Campo (Parque Primavera) também funciona normalmente: nesta sexta, das 8h30 às 17 horas. No sábado e domingo, o espaço de lazer do metalúrgico estará aberto das 8 às 18 horas.

METAL

Futebol Metalúrgico entra na fase decisiva



Jogos voltam a ser disputados em janeiro

O 24º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos entra em janeiro em sua fase decisiva, com início da terceira etapa. As partidas começam dia 21, movimentando as seis equipes que seguem na disputa. Estão classificadas Julio Simões, Elecon, Steel-Rol, Tecfil Filial, U-Shin e Phaynell. Todas os jogoa são realizadas no Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis para a torcida.

O diretor Alex Lima, do nosso Departamento de Esportes, informa: "Nesta terceira fase, os jogos também são no sistema mata-mata (perdeu está eliminado). A rodada deste final de semana foi suspensa, atendendo solicitação dos próprios jogadores".

METAL

Acordo de PLR é aprovado pelos companheiros da Tellure Rota



Diretora Roseli com trabalhadores

O Sindicato continua atuando na base em busca de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) para os metalúrgicos. Foi negociado e aprovado esta semana o benefício para os 16 trabalhadores da Tellure Rota (Jardim São Geraldo).

A diretora Roseli Lima, que apresentou a proposta ao lado do diretor Daniel Hermínio Estevam, informa: "Os companheiros aprovaram o valor e a forma de pagamento. A boa notícia é que o dinheiro estará na conta em fevereiro".