| Capital, trabalho, Brasil | Tenho grande afinidade com o trabalhismo. Essa doutrina, tão bem patenteada por Getúlio, Jango e Brizola, representa uma corrente progressista, de esquerda e nacionalista. O centro de sua estratégia é o desenvolvimento nacional com inclusão social. Por ter claro esse entendimento, os trabalhistas sempre consideraram importante a boa relação entre capital e trabalho, compreendendo que um não existe sem o outro. No passado remoto foi diferente, no futuro será diferente, mas hoje é assim. A atuação dos Metalúrgicos de Guarulhos e, posso dizer também da Força Sindical, tem sido essa. Temos embates com patrões e, muitas vezes, nos colocamos em campos opostos. Mas somos conscientes de que é preciso valorizar o capital produtivo para que o País cresça e possa construir um projeto nacional. O grande adversário de quem trabalha e produz - seja empregado, seja patrão - é o capital financeiro, que nada produz, tem lucros exorbitantes e arrocha a sociedade. O Estado também não escapa, pois, para quitar a dívida pública, com uma taxa abusiva de juros, sangra as finanças, rebaixa a capacidade de investimentos e transfere renda para os especuladores. Venho pensando sobre isso e, no que me cabe enquanto dirigente sindical, tenho procurado estimular ações que fortaleçam o setor produtivo e a indústria, especialmente a nacional. Uma dessas ações será o Seminário Tripartite (trabalho-capital-poder público) que faremos em nosso Sindicato dia 14 de abril. Na semana passada, participei de reunião do Sistema S (Sesi, Sesc etc.) na sede da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Propus às federações da CNI um seminário nacional, em formato semelhante ao que faremos aqui em Guarulhos, e a ideia foi bem recebida. Creio que será efetivada. Dia 27, na cerimônia de entrega do título de Cidadão Guarulhense ao nosso vice Josinaldo José de Barros (Cabeça), na Câmara Municipal, convidei o público para nosso Seminário e reforcei a necessidade de uma aliança efetiva entre trabalho e setor produtivo. Não serão os bancos e especuladores que vão fazer o Brasil crescer com justiça social. Só três forças podem cumprir essa tarefa: uma classe trabalhadora valorizada, um setor produtivo dinâmico e um Estado cada vez mais democrático e eficaz. Não é fácil juntar essas três forças num projeto nacional. Mas é nosso dever propor, dialogar e estimular, buscando somar forças em nome do ideal maior, que é um Brasil desenvolvido e mais justo. José Pereira dos Santos Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região pereira@metalurgico.org.br pereirametalurgico.blogspot.com Artigo publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 1º de abril. | |
Diretores participam de debate sobre crise hídrica | Na terça (31), nossos diretores Heleno B. da Silva, Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e Adriano Alves de Oliveira (Madeira) participaram de debate, na Força Sindical, sobre a crise hídrica no Estado de São Paulo.
Heleno, que também é vereador em Guarulhos pelo PDT e secretário estadual de Meio Ambiente da Força Sindical, diz: "O debate se deu também em torno dos impactos econômicos e no mercado de trabalho causados pela falta d'água".
Nildo, Heleno e Madeira
|
Festa do Sorvete no Meu Futuro foi um sucesso | O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro promoveu, dia 28, a Festa do Sorvete. O evento, que foi das 10 às 15 horas, teve bom público, que se deliciou com sorvetes de vários sabores. Quem foi à festa participou de sorteio de vários brindes. Toda a renda foi revertida para a instituição, que atende 170 crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região. Nesta quinta (2), é a vez da Festa da Páscoa, com entrega de ovos de chocolate para os alunos do Meu Futuro.
Crianças aproveitam a festa |
| Sindicato mobiliza mais de três mil metalúrgicos em defesa de direitos |
SETOR E - Ato contra pacote fiscal e terceirização reúne companheiros de várias fábricas |
O Sindicato mobilizou segunda (30) mais de três mil trabalhadores, de diversas fábricas, em atos contra o arrocho e em defesa de direitos trabalhistas ameaçados. Os protestos foram contra o Projeto de Lei 4.330, que libera geral a terceirização; e contra as Medidas Provisórias do pacote fiscal baixado pelo governo, que corta direitos e benefícios dos trabalhadores.
Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “A aprovação dessas propostas no Congresso Nacional significará a perda de direitos que os trabalhadores conquistaram em anos de luta. É um golpe nas férias proporcionais, 13º salário e Fundo de Garantia, entre outros”.
Folheto - Nossos diretores e assessores distribuíram boletim explicando as perdas que serão impostas aos trabalhadores pelo pacote fiscal. O material também enumera dez maldades da terceirização (leia aqui).
Reunião - Os metalúrgicos também foram informados sobre seminário no Sindicato, dia 14 de abril, às 9 horas, reunindo dirigentes sindicais, empresários e poder público. O objetivo será debater meios de defender a indústria de Guarulhos e estimular a expansão do nosso parque fabril.
Assembleias - Veja quantos companheiros participaram dos protestos.
Por setor: Setor A – Região do Itapegica - Mais de 700 trabalhadores de quatro fábricas; Setor B – Parque Cecap - Cerca de 400 trabalhadores da ABB; Setor C – Região de Bonsucesso - Mais de 1.000 trabalhadores mobilizados em seis indústrias; Setor D – Cidade Industrial Cumbica - Mais de 500 trabalhadores de sete empresas; Setor E – Cidade Industrial Satélite - Mais de 400 trabalhadores de três fábricas. Mídia repercute ato da categoria | O ato do dia 30 foi notícia nos jornais Folha Metropolitana e Guarulhos Hoje no dia 31. A Folha Metropolitana publicou, na página 4, texto com a fala do Cabeça, nosso vice-presidente.
Já o Guarulhos Hoje noticiou o ato com chamada de capa e destacou o grande número de trabalhadores que participaram da manifestação. Além de fala do nosso presidente José Pereira dos Santos, lembrando que os dirigentes do Sindicato irão à manifestação unitária das Centrais Sindicais, dia 7, em Brasília, contra o PL 4.330, que amplia a terceirização. |
| Homenagem a Cabeça lotou Câmara Municipal | Com o plenário completamente lotado, a Câmara Municipal entregou, dia 27, o título de “Cidadão Guarulhense” para nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça).
A propositura foi iniciativa do vereador Heleno Metalúrgico (PDT), que também é diretor do nosso Sindicato. A cerimônia reuniu companheiros da base, dirigentes sindicais de diversas entidades, vereadores, deputados, secretários municipais, além de dirigentes empresariais e de entidades ligadas ao setor produtivo.
Para nosso presidente Pereira, a homenagem a Cabeça é fruto de sua história. “Ele merece, porque tem uma história de trabalho, luta e superação”, afirma.
José Barros da Silva Neto (Barros), diretor do Sindicato e irmão de Cabeça, diz: “Ele é o irmão do meio. Desde a morte do nosso pai, passou a ser uma espécie de líder do clã. É uma pessoa que agrega, na vida pessoal e na ação sindical”.
| Aprovada PLR nas duas unidades da Tecfil |
Diretor Jau em assembleia na Tecfil Bonsucesso |
Os funcionários da Tecfil (Bonsucesso e Jardim Cumbica) aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. Os trabalhadores poderão receber até 120% do salário nominal, caso sejam alcançadas as metas.
As assembleias foram em dias diferentes. A primeira, dia 27, no Jardim Cumbica; e dia 31, em Bonsucesso. O diretor José João da Silva (Jau) conduziu as reuniões. Ele diz: "Os companheiros já têm garantido um valor mínimo de R$ 1.520,00, que será pago em agosto deste ano”. A segunda parcela sai em fevereiro de 2016.
BSW - A PLR aumentou para os cerca de 40 funcionários da fábrica, em Cumbica. O benefício será 8% maior que o anterior, com pagamento em março e maio deste ano. O diretor José Carlos Santos Oliveira (Chorão) e o assessor Feijão conduziram a assembleia. | Atendimento no Sindicato muda na Semana Santa
|
Não haverá expediente no Sindicato durante o feriado da Semana Santa. O atendimento na sede (Guarulhos) e subsedes de Arujá e Mairiporã termina nesta quinta (2) e retorna na segunda (6).
Clube - O Clube de Campo (Parque Primavera) será fechado na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa. Mas estará aberto sábado. Na quarta (8) volta ao normal.
A Colônia de Férias de Caraguatatuba e o Hotel-Fazenda Vista Linda, em Vargem, funcionam normalmente durante o feriado. | Voz do Trabalhador entrevista nosso vice |
O programa desta semana na TV Destaque entrevista Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice-presidente do Sindicato, que recebeu o título de “Cidadão Guarulhense”.
Cabeça falou sobre a importância do título e dos protestos realizados segunda (30), em nossa base, contra o pacote fiscal do governo e a terceirização.
Assista - O Voz será exibido sábado (4) e domingo (5), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15 NET). Na internet, assista pelo www.d11.com.br. | Seminário do Psicoprofissional reúne mais de 150 pessoas |
| Presidente Pereira fala no Seminário | Mais de 150 pessoas participaram, dia 21, do Seminário promovido pelo Programa Psicoprofissional de Apoio aos Desempregados, realizado pelo Sindicato com apoio do Senai.
O curso “5S – a base para a qualidade”, aconteceu em nossa sede e foi direcionado a trabalhadores desempregados, estudantes e interessados, que participaram das atividades realizadas no primeiro trimestre deste ano.
Dia 10 de abril será realizado o próximo curso de "5S”. É gratuito. Inscrições somente pelos telefones 2463.5300 ou 2440.5930.
| Veteranos e Futsal vão começar!
|
Abertas as inscrições para as duas competições programadas para começar em abril: 7º Campeonato de Futebol Veteranos e o 11º Campeonato de Futsal, categoria principal.
Jogos serão disputados no Clube (ginásio e campo), com entrada grátis.
Fichas de inscrição devem ser retiradas na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, 2º andar, com Carlos).
Mais informações, ligue 2463.5300 ou 4965.9330, com o Departamento de Esportes ou Carlos.
Prestigie o esporte metalúrgico!
|