| O direito à aposentadoria | O direito à aposentadoria digna é uma conquista civilizatória. Digo mais: é um direito humano fundamental, pois a pessoa trabalha durante décadas, recolhe sua parte e espera, ao fim desse período, poder descansar recebendo um valor minimamente justo.
A aposentadoria não é só um prêmio a quem trabalhou duro, produziu para a Nação e sustentou sua família. Seu pagamento é uma forma de proteger o idoso, numa fase da vida em que as doenças aparecem mais e a pessoa gasta muito com médicos e remédios.
É compreensível que o aumento da longevidade exija aperfeiçoar o sistema de Previdência, porque mais gente viverá por mais tempo e terá que receber aposentadoria e cuidados especiais do Estado. Portanto, a reforma da Previdência deve ser debatida, amplamente, até que se encontre um modelo adequado ao País.
O que não pode, porém, é querer reformar, mas manter privilégios da elite das carreiras públicas - sejam civis, militares, políticos ou do Judiciário. Se todos são iguais perante a lei, é justo haver um regime padrão para o qual todos contribuam e fiquem no mesmo teto.
Toda regra tem exceção. Portanto, funções que exigem risco de vida devem ser regidas por condições especiais. O tempo de contribuição e de serviço ativo para esses setores precisa ser menor, pois o desgaste à saúde é muito forte. É questão de bom senso que seja assim. Mas garantir condições favoráveis a funções especiais está longe de defender os privilégios que a gente vê em nosso País.
Quando os Constituintes definiram em 1988 o conceito de Seguridade Social eles pensaram num sistema de proteção e inclusão social. Tanto é verdade que, hoje, nas áreas mais remotas do Brasil boa parte da economia local depende da renda de aposentados e pensionistas. Se houver perda a esses e para futuros aposentados, tais localidades serão duramente penalizadas.
Sou do tempo em que os governantes faziam grandes obras e investimentos de peso, que geraram emprego, fortaleceram a economia e melhoraram a vida nacional. Isso, de certa forma, começou com Getúlio. Mas devemos a Juscelino, por exemplo, a vinda das montadoras de veículos, o crescimento da malha viária e outras obras. Mesmo na ditadura, não podemos ignorar a grandeza de uma Itaipu, de uma Ponte Rio-Niterói e de tantas outras. Brizola construía escolas e fez centenas de Cieps, com período integral.
Mas os governantes atuais, com exceções, pouco realizam, não atraem investimento e tudo o que querem é privatizar o Estado, entregar nossas riquezas e ceder ao mercado setores e recursos vitais, como o dinheiro da Previdência. Trata-se de uma geração medíocre, cujo amor à Pátria é da boca pra fora. Eu me alinho àqueles que defendem ajustes na Previdência, mas combato privilégios e manobras para entregar a bancos e financeiras o que foi recolhido por gerações de empregados e empregadores. José Pereira dos Santos Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região facebook.com/PereiraMetalurgico pereira@metalurgico.org.br Artigo publicado no Guarulhos Hoje, dia 16 |
Sábado e domingo tem futebol no Clube | Após uma rodada eletrizante no último final de semana, o 25º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos segue no próximo sábado (19) e domingo (20). A sexta rodada da competição terá cinco partidas no Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é gratuita.
Confira - Sábado: Marília x Julio Simões (9 horas) e Feeder x Phaynel (10h30). Domingo: Modine x Rod-Car (9 horas), U-Shin x Dyna (10h30) e Cerviflan x União Metalúrgico (12 horas).
Tabela - Veja a tabela completa do Campeonato no site do Sindicato. |
| Sindicato apoia programa oficial que profissionaliza jovens |
Diretor José Carlos (Chorão), secretário-adjunto do Trabalho, com jovem inscrita
|
Além de forte atuação nas fábricas da base, o Sindicato tem participação nos campos político e institucional. Nossos diretores estão presentes em Conselhos e órgãos da administração pública, ajudando nas ações em prol da população.
Como secretário-adjunto do Trabalho, nosso diretor José Carlos Santos Oliveira (Chorão) realiza um importante trabalho de apoio à profissionalização de jovens na cidade.
Por meio do Programa Jovem Trabalhador, a Secretaria abriu 300 vagas em cursos para jovens de até 21 anos. Há dez opções de cursos entre Administração, Logística, Robótica e Marketing. Os jovens contemplados recebem bolsa-auxílio de R$ 120 mensais, vale-transporte e vale-refeição.
Chorão falou sobre a importância dessa iniciativa da Prefeitura. “Quem concluir um desses cursos já sai na frente por uma vaga no mercado de trabalho. Com a teoria absorvida, mais a experiência dentro da empresa onde entrar, esse aluno se tornará um profissional muito qualificado”, afirma.
Cursos - As inscrições para essa etapa ocorreram até sexta (11), no Adamastor. “Só no ano passado, mais de 3.770 vagas foram ofertadas. A cada três meses, abrimos vagas para todas as idades. Há cursos de Antenista, Telhadista e Informática”, completa Chorão. | Acordos de PLR beneficiam categoria em mais três fábricas |
Diretor Ricardo conduz assembleia na Flock |
O Sindicato segue firme, negociando o pagamento de Participação nos Lucros e/ou Resultados. Fechamos acordos em mais três fábricas. Veja:
Nord Drivesystems - Os trabalhadores da empresa do Jardim São Geraldo voltam a receber PLR. São cerca de 40 funcionários. O pagamento sai este mês.
Assembleia conduzida pelos diretores Daniel Estevam e José Pedro da Silva (Carioca).
Flock Color - Na Vila Augusta, a empresa vai pagar o benefício em duas vezes. A primeira parcela vence no final de janeiro. A segunda, em março. A assembleia foi conduzida pelos diretores Evandro e Ricardo Pereira.
Valclei - A negociação garantiu o pagamento da PLR dos últimos dois anos. Os trabalhadores aprovaram o pagamento de 70% das metas de 2017 e 2018. Eles recebem até o final de janeiro.
Os diretores Daniel e Carioca coordenaram a assembleia. Após o Carnaval, serão iniciadas negociações para adotar um sistema de proporcionalidade para a apuração de metas. | Artigo do presidente Pereira repercute nos meios de comunicação |
As críticas do nosso presidente José Pereira dos Santos à ameaça de Jair Bolsonaro à Justiça do Trabalho ganharam destaque na mídia de Guarulhos e portais sindicais.
Folha Metropolitana - O jornal, além de divulgar em seu portal, compartilhou no Facebook. Também saiu nos sites da Força Sindical e da Agência Sindical.
Guarulhos Hoje - O diário publicou a íntegra do artigo, na página 6, edição de quarta (9).
Clique aqui e leia o artigo | Utilize as opções de lazer que nosso Sindicato oferece |
| Parque aquático do Clube de Campo |
O Sindicato oferece ótimas opções nestas férias, que vão de uma tarde sossegada no Pesqueiro até um dia à beira-mar no Litoral. Confira:
Clube de Campo - O maior da região, com piscinas, 160 churrasqueiras, ginásio poliesportivo, saunas, mata natural e outros atrativos. Funciona de sexta a domingo, das 8 às 18 horas.
Pesqueiro - Com grande variedade de peixes, como tambaqui, carpa, dourado e pacu, é um dos atrativos do Clube.
Endereço: rua Galáxia, 126, Parque Primavera, Guarulhos. Telefones 2402.3811 e 2405.8386.
Colônia de Férias - Em Caraguatatuba; disponível diariamente. Piscina, amplas acomodações, restaurante, playground e estacionamento. Reservas no Sindicato - segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas. | Grupo de Apoio inicia 2019 com mais um curso “5S” |
| Solange Moncia em atividade com inscritos |
O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP), idealizado e mantido pelo Sindicato desde 2002, realiza no dia 24 o primeiro curso do ano. O tema será o método “5S – A base para a qualidade”. O curso, grátis, acontece a partir das 8 horas, na rua José Triglia, 143, Centro, Guarulhos. A idade mínima para participar dos cursos do GAP é 16 anos. Pra se inscrever, ligue no 2440.5930.
FIQUE SÓCIO DO SINDICATO! | Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região e a Colônia de Férias em Caraguatatuba. Se associe do Sindicato. Agende visita dos diretores ou assessores à sua empresa. É fácil! Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica. |
|