• 2/4/2025 - quarta-feira
Trabalhador com carteira assinada pode
pegar empréstimo com garantia do FGTS
Boa notícia pra o trabalhador com carteira assinada. O Governo Federal liberou, no último dia 21, empréstimo consignado, com desconto em folha de pagamento, utilizando parte dos recursos do FGTS como garantia.
As parcelas são quitadas com desconto no salário do funcionário celetista. O trabalhador poderá usar até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia e, também, 100% da multa rescisória na demissão sem justa causa (que equivale a 40% do valor do saldo).
Juros - Previsão é que a taxa caia cerca de 40% com as garantias do FGTS atreladas ao consignado.
CTPS - O empréstimo pode ser solicitado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), utilizando a senha gov.br.
Migração - Quem já tem consignado ativo poderá migrar para a nova linha a partir de 25 de abril.
Saque-aniversário - Quem já aderiu a esta modalidade poderá contratar o empréstimo consignado privado.
Mudança - Se durante o pagamento das parcelas, o trabalhador mudar de emprego, o desconto em folha para quitar as parcelas do empréstimo terá de ser feito pelo novo empregador.
Ao contratar o empréstimo via CTPS Digital, o trabalhador autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.
Propostas - Após solicitar o crédito, o trabalhador recebe ofertas dos bancos em até 24 horas. O trabalhador poderá comparar ofertas e escolher a opção mais vantajosa.
MAIS - Site da Agência Brasil
