Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 23/4/2025 - quarta-feira

Em artigo, Cabeça lembra datas
importantes pra o metalúrgico

Semanas atrás, o presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) lembrou que abril é o mês metalúrgico. Agora, no artigo semanal publicado no jornal Guarulhos Hoje, quarta, 23, o dirigente pontua as três datas importantes para a categoria metalúrgica.

A primeira delas é 21 de abril. O feriado nacional que reverencia a memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, também comemora o Dia do Metalúrgico. Tiradentes, enforcado e esquartejado por lutar por um Brasil independente do reino de Portugal, foi escolhido patrono da categoria por ter sido ferreiro.

Outra data importante é o dia 30 de abril e marca os 62 anos do nosso Sindicato. No artigo “Três datas importantes”, Cabeça explica: “O aniversário terá cerimônia em nossa sede, com entrega de medalhas aos sócios mais antigos e de comenda, in memoriam, a um ex-diretor do Sindicato e a outro metalúrgico, que foi nosso assessor”. 

Ele se refere a José Dilton Braga da Silva (Vanuza) e Carliucio Souza Santos (Chitão), companheiros que marcaram a história de nossa entidade.

A terceira data reverenciada por Cabeça é o 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Ela faz referência aos “mártires de Chicago” que, em 1886, comandaram greve pela jornada de oito horas - na época, a jornada chegava até a 16 horas, levando os operários ao esgotamento. “A polícia local reprimiu o protesto, prendeu grevistas e vários deles foram levados a julgamento. Como a Justiça era muito influenciada pelo poder econômico, alguns foram condenados à morte - daí nasceu a expressão ‘Mártires de Chicago’”, conta Cabeça.

Este ano, o 1º de Maio será comemorado na praça Campo de Bagatelle, Zona Norte de São Paulo, entre os metrôs Armênia e Santana. Participarão Centrais Sindicais, Sindicatos, Federações e Confederações. Haverá música e sorteio de 10 veículos - Polo zero km.

No evento, os trabalhadores levantarão importantes bandeiras do movimento sindical, como a redução da jornada de trabalho, fim da escala 6x1, igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função e imediata aprovação, pelo Congresso Nacional, do Projeto de Lei apresentado pelo Presidente Lula que isenta o pagamento de Imposto de Renda pra quem ganha até R$ 5.000,00 por mês.

Será um dia de festa e de muita luta.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email