Sindicalistas de Guarulhos exigem respeito
ao feriado da Consciência Negra
Foto: Claudio Omena
Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é feriado e ponto final.
Com essa convicção, a Força Sindical Regional Guarulhos está mobilizando os Sindicatos filiados e entidades do movimento popular para garantir respeito ao feriado do dia 20 de novembro.
“Existe uma lei, aprovada na Câmara de Vereadores, e essa lei deve ser cumprida”, afirma nosso presidente José Pereira dos Santos. O Sindicato não terá expediente dia 20. Pereira comenta: “Temos de ser coerentes e dar o exemplo. E não se trata de mais um feriado, apenas. Trata-se de resgatar a memória histórica do Brasil, que foi o último país a decretar o fim da escravidão”.
Definição - Guarulhos vive uma situação é contraditória, pois a Câmara de Vereadores aprovou lei (5.950/03) instituindo o feriado, em 2003, mas o então prefeito não sancionou nem vetou a lei.
Por isso, os sindicalistas estão cobrando uma tomada de posição do prefeito Sebastião Almeida (PT). No entendimento de Jair de Souza Lima, coordenador da Força Sindical Regional Guarulhos, a questão já foi definida pela Câmara. Ele aponta: “Falta, agora, uma posição definitiva por parte do Executivo”.
Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice-presidente do nosso Sindicato, tem participado de reuniões na regional da Força, com Sindicatos forcistas e ligados a outras Centrais e também com entidades do movimento popular e inter-racial. Ele diz: “Estamos unidos em defesa de um direito e não vamos aceitar o jogo patronal, que questiona o feriado”.
Passeata - Os sindicalistas e líderes do movimento popular pretendem desencadear outras formas de pressão. “Não está descartada uma grande passeata nossa dia 20”, informa Cabeça.
Jurídico - A orientação do Departamento Jurídico do nosso Sindicato é clara: dia 20 é feriado!
Leia também