Sindicato combate problemas
na voz em parceria com UnG
Poeira, produtos químicos e ambiente barulhento são alguns dos principais inimigos das cordas vocais nos locais de trabalho, provocando rouquidão e até câncer da laringe. Para ampliar as ações contra doenças ocupacionais, o Sindicato participará, de 16 a 19 de abril (quarta a sábado), da Campanha Nacional da Voz 2008, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia que em Guarulhos é organizada pela UnG, há seis anos, em comemoração ao Dia da Voz (16 de abril).
O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, afirma: “Não costumamos dar atenção à voz. Tem gente que até acha bonito ser rouco. Mas a rouquidão já é um sinal de que alguma coisa está errada. E precisa de tratamento adequado”. Pereira fala sobre o barulho nas fábricas: “No setor metalúrgico é normal ter barulho na fábrica, o que obriga os companheiros a gritarem para conseguir ser ouvidos. Em vez de gritar, o ideal é falar mais de perto, para não forçar as cordas vocais e trabalhar com saúde”.
“Meu Futuro” – Na abertura das atividades do dia 17 (quinta), crianças e adolescentes do Instituto Cultural e Esportivo “Meu Futuro” apresentarão uma peça de teatro sobre o meio ambiente. O presidente do Instituto, e diretor do Sindicato, Elizeu Sipriano de Paula, afirma: “Vamos ver se nossas crianças estão usando a voz corretamente. Vai ser um aprendizado para todos”.
Muitas atividades voltadas ao uso adequado da voz marcarão os quatro dias do evento. Secretarias municipais e empresas também apóiam. Informações, ligue 6463.5300.