Presidente Lula exalta luta dos metalúrgicos
de Guarulhos por um Brasil melhor
A comemoração dos 45 anos do Sindicato foi um marco na vida da nossa entidade. As atividades que foram promovidas envolveram toda a categoria, além de despertar inúmeras manifestações de apreço no mundo do trabalho, nos movimentos sociais e em lideranças políticas dos mais diversos níveis.
Entre as manifestações de respeito e admiração recebidas pela nossa entidade, destaca-se a carta encaminhada pelo Presidente Lula à diretoria, agradecendo o convite para participar de uma das atividades comemorativas do aniversário de 45 anos do Sindicato.
Na correspondência, o presidente expressa sentimentos de “alegria e emoção” ao cumprimentar os metalúrgicos da base do Sindicato. Lula também exalta o papel da nossa entidade nas lutas patrióticas travadas ao longo desse período da história do País.
“Nós, metalúrgicos, sabemos o quanto a jornada foi, e tem sido, dura. Enfrentamos a inflação, o desemprego, a perseguição política e as políticas neoliberais”, lembra o presidente.
Leia a integra da carta:
Mensagem do sr. Presidente da República por ocasião do 45º aniversário
do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Brasília, 25 de abril de 2008
É com alegria e emoção que cumprimento os companheiros e companheiras do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, entidade que nasceu um ano antes do golpe de 1964 e teve de dar seus primeiros passos em um período doloroso da vida brasileira – quando a atividade sindical era reprimida com prisões, tortura e até morte. Hoje, este Sindicato recebe os nossos parabéns pelos seus 45 anos de existência em um cenário político e econômico auspicioso para todo o Brasil.
São quatro décadas e meia de muitas lutas e conquistas, com o surgimento de novas e combativas lideranças sindicais. Os trabalhadores brasileiros podem se orgulhar da enorme contribuição que deram – e continuam dando – à construção de um País democrático, que retomou o desenvolvimento e está combatendo as desigualdades com amplas políticas de inclusão social.
Nós, metalúrgicos, sabemos o quanto a jornada foi, e tem sido, dura. Enfrentamos a inflação, o desemprego, a perseguição política e as políticas neoliberais. Durante muito tempo, lutamos na defensiva, resistindo e recuperando perdas salariais.
Vivemos, felizmente, um outro tempo, construído por pessoas de mãos calejadas, muitas delas presentes aqui entre nós. O emprego com Carteira assinada bate recorde. A inflação baixa e sob controle; a democracia, consolidada. E a quase totalidade das categorias profissionais vêm conquistando aumentos reais de salários – como é o caso dos metalúrgicos representados por este Sindicato.
Conquistamos muito, mas há muito mais a conquistar. E nada disso teria sido possível sem a extraordinária consciência sindical e política e a enorme capacidade de mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras deste País.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região está, portanto, de parabéns. E não só pelo seu aniversário – mas por ter, durante estes 45 anos, erguido sempre esses ideais e travado o bom combate.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil