Almino: ministro trabalhista
e político nacionalista
No jantar dos 45 anos do Sindicato, em 25 de abril, a principal homenagem da noite foi para Almino Afonso, o ministro do Trabalho que em 1963 concedeu a Carta Sindical que garantiu a autonomia de Guarulhos até então integrante da base de São Paulo.
Nascido no Amazonas, Almino veio a se destacar no movimento estudantil paulista, na década de 1950, quando se formou em Direito. Fez ampla e vitoriosa carreira política, sendo eleito deputado, vice-governador do Estado, tendo também ocupado secretarias no governo paulista.
Tribuno reconhecido, culto e politizado, Almino Afonso também se destacou pela postura nacionalista. Alinhado ao trabalhismo, foi ministro do presidente Jango, sendo cassado pelo golpe de 1964. Viveu no exílio durante 12 anos, residindo em diversos países.
Almino Monteiro Álvares Afonso é escritor, com vários livros publicados. Seus discursos são notáveis peças de oratória, qualidade que pôde ser apreciada pelos presentes ao jantar dia 25, quando ele discorreu sobre política e sindicalismo e encantou com seu discurso culto, preciso e politizado.
Obrigado Almino Afonso, ministro dos Metalúrgicos de Guarulhos e região!