Prefeito Elói elogia metalúrgicos
e valoriza atuação sindical
O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, fez um discurso repleto de lembranças para agradecer a homenagem recebida dia 25 de abril, durante jantar comemorativo dos 45 anos do nosso Sindicato.
Elói contou que dava nos anos 70 aulas na Lapa, em São Paulo, mas se mudou para Guarulhos por causa do emprego de sua esposa, Janete Pietá, como controladora de qualidade numa metalúrgica. Janete, hoje, é deputada federal pelo PT. Janete foi sindicalista ativa naqueles anos e Elói acompanhou de perto sua participação nas lutas sindicais e nas greves.
No discurso dia 25, o prefeito Pietá valorizou a ação sindical e destacou que as greves em Guarulhos, no final dos anos 70 e começo dos anos 80, ajudaram na própria carreira sindical e política de Lula. Ele afirmou: “Tenho certeza de que aquelas greves ajudaram a fortalecer a categoria metalúrgica, beneficiando a trajetória do próprio Lula”.
Outro ponto ressaltado pelo prefeito guarulhense foi a força dos metalúrgicos na economia local e regional: “Vejo que essa participação cresce, a cada dia. E o Sindicato tem atuado para valorizar ainda mais a participação econômica e política dos metalúrgicos”.
História - Nosso Sindicato foi fundado em 30 de abril de 1963, desmembrando-se do Sindicato dos Metalúrgicos da Capital. Logo em seguida, veio o golpe militar e intensa perseguição ao sindicalismo atuante. Nosso Sindicato combateu a ditadura, lutou por democracia e hoje intensifica sua atuação por inclusão social e cidadania plena.