PLR cresce na M. Frik e InoxBrito
Na NewFix, salário vai subir 11%
Fotos J.Gomes
A ação da diretoria na base, a pressão dos trabalhadores e a negociação coordenada pelo Sindicato dão resultados concretos.
Na M. Frik (Cidade Industrial, Cumbica), mais de 70 trabalhadores terão aumento de 25% na PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) em relação ao ano passado, sem metas. Pagamento em duas parcelas; a primeira ainda este mês; a segunda até fevereiro.
Assembléia aconteceu quarta (5) à tarde, coordenada pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião) e Paulino Vieira Salvador. O Paulino aproveitou a assembléia e conclamou os companheiros a combaterem a insegurança: “A produção aumentou. Tem companheiros sofrendo mutilações, e outros morreram em acidentes nas fábricas. Não deixem que isso aconteça. Denunciem ao Sindicato!”
Inoxbrito pagará um Piso de Participação
Os trabalhadores aprovaram quarta-feira (5) o valor do novo benefício na empresa. A assembléia, coordenada pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião) e Paulino Vieira Salvador, aprovou PLR de um Piso, com metas somente para a segunda parcela, a ser paga até fevereiro. A primeira parcela cai na conta dos companheiros este mês. A PLR deste ano subiu 57,5% sobre o valor de 2007.
Outro avanço: a partir de janeiro de 2009, será implantada a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na fábrica. Zóião orienta: “Cipa é instrumento de luta por saúde e segurança. Os cipeiros terão todo apoio do Sindicato”.
Salário na New-Fix sobe 11%
A pressão do Sindicato resultou no melhor acordo salarial até agora na base: 11%. E em aumento de 30% na PLR em relação a 2007, sem metas. As conquistas beneficiam mais de 100 companheiros na New-Fix (Cumbica). Na tarde da quarta (5), assembléia coordenada pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião) e Paulino Vieira Salvador aprovou os avanços.
O salário dos trabalhadores subirá 11% (o aumento real pode chegar a 3,5%). O pagamento da PLR será em fevereiro e março de 2009.
Zóião informa que a empresa se comprometeu a discutir criação da comissão de trabalhadores para negociar PLR em 2009. Paulino alertou sobre acidentes no trabalho: “Muitos companheiros sofrem mutilações. Exijam segurança e equipamentos adequados. Em caso de acidente, denuncie ao Sindicato”.