Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 03/06/2024 - segunda-feira

“As questões importantes dependem
da política”, afirma Cabeça 

Na tarde da quarta (29), foi apresentada a live semanal do nosso Sindicato. O jornalista João Franzin conversou com Josinaldo José de Barros (Cabeça). Nosso presidente havia participado na anterior da Plenária das Centrais em Brasília e também do VI Congresso Nacional do PDT, ao qual é filiado.

O PDT, ao final do Congresso, encorpou a seu documento final as propostas e teses da nova Pauta Unitária da Conclat, aprovada em Brasília, pelas direções sindicais, dia 22.  

Já os sindicalistas, após atualização da Pauta, se reuniram com diversos parlamentares e membros do governo, tratando de Projetos que interessam à classe trabalhadora e reforçam o projeto de desenvolvimento nacional.


Soluções - Na live, Cabeça defendeu o diálogo entre o sindicalismo e todos os partidos comprometidos com a democracia, os direitos e a inclusão social. E alertou: “Se ilude quem pensa que não precisa da política. As questões e demandas coletivas dependem de decisões políticas. E na democracia a política é feita principalmente por meio dos partidos”. 

Dentro desse raciocínio, ele criticou parlamentares e governantes que não dialogam com as entidades de classe e se mantêm distantes e calados ante as reais demandas dos trabalhadores. 

Para nosso presidente, “é desafio de quem busca um Brasil melhor estreitar a relação partidária com o mundo do trabalho”. Ele diz: “Nossos políticos e nossos partidos precisam andar mais na rua, conhecer o chão da fábrica e vivenciar de perto a realidade do povo brasileiro”.

Um bom exemplo, segundo Josinaldo José de Barros Cabeça, vem dos Estados Unidos, onde “Joe Biden lançou num Sindicato sua candidatura à Presidência da República”. Tempos depois, quando houve uma grande greve nas montadoras, Biden foi à sede do Sindicato local (UAW), de onde apelou aos empresários para aumentar os salários dos grevistas.

Eleições - Este ano, o brasileiro vai eleger vereadores, prefeitos e vices. Cabeça é enfático: “O trabalhador é livre pra optar. Mas precisa ter cuidado de não votar na direita, porque é justamente esse grupo ideológico que corta direitos de trabalhadores da ativa e dos aposentados”. E encerra: “Não tem sentido usar o voto pra dar um tiro no próprio pé”.

ASSISTA - Canal do Sindicato no YouTube - www.youtube.com/@metalguarulhos/streams


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email