Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 19/06/2024 - quarta-feira

Nosso artigo desta quarta
exalta sindicalismo e democracia

Ricardo Pereira exerce interinamente a presidência do nosso Sindicato porque o presidente Cabeça se afasta temporariamente por força da legislação eleitoral. Portanto, é Ricardo quem, nesse período, assina o artigo semanal da nossa entidade no jornal Guarulhos Hoje.

Seu texto aborda a questão do custeio sindical, destacando a legalidade e a legitimidade das contribuições, uma vez que a decisão seja por meio de assembleia dos trabalhadores.

Ricardo apoia seus argumentos em recentes tomadas de posição, especialmente na Nota número 9 do Ministério Público do Trabalho (MPT), via Conalis, ou seja, a Coordenadora Nacional da Liberdade Sindical, do Ministério Público.

Ele escreve: “Vale lembrar que após a reforma trabalhista de Temer, em 2017, o MPT e a Conalis passaram a examinar de forma ainda mais acurada o custeio sindical. Até porque aquela reforma pôs em risco a sobrevivência das entidades. Diante desse quadro, atualmente há dois movimentos. O sindicalismo busca assegurar meios legais de subsistência. Já setores empresariais mais radicais atuam no Congresso pra impedir na prática o custeio”.

Dia 22 de maio, a Conalis produziu a Nota 9. Veja:

Assembleia - “Nesse contexto, é no momento da assembleia, democrática e formalmente convocada pra este fim, que a categoria pode se opor às cláusulas, inclusive sobre contribuição, que estão sendo coletivamente debatidas, podendo, ainda, a deliberação em assembleia definir outra oportunidade em que o trabalhador poderá exercer a oposição, inclusive quanto ao tempo, modo e lugar, como fruto da autonomia privada coletiva”.

Ricardo Pereira conclui: “Conalis e MPT vão ao encontro de recente decisão do Supremo, que reconheceu a constitucionalidade da contribuição, que, se aprovada em assembleia, deve abranger sindicalizados e não-sindicalizados”. E finaliza: “Não existe democracia sem sindicalismo forte”.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email